Coaching: Personal & Professional

O coaching é uma metodologia que convida a pessoa a se redescobrir, escutar a si mesma e reconhecer suas competências, suas características positivas e negativas para a encontrar formas criativas de resolver seus problemas e atingir seus objetivos. Ajuda a perceber o que ela tem de melhor e a coloca em ação.

 

Com esta ideia, estrutura-se o processo de forma personalizada, através de sessões presenciais (se necessário, virtuais) para que se defina o que se quer alcançar (metas, desejos, sonhos ou objetivos) e a estratégia para chegar lá. Para tanto, são utilizados recursos técnicos e ferramentas específicas, consagradas pelas melhores escolas de formação em Coaching.

 

Como o sucesso de cada pessoa está vinculado ao fortalecimento de seus relacionamentos e à sua estrutura interna para enfrentar períodos de mudança (de stress e de insegurança), o coaching busca resgatar os pontos de força do indivíduo.

 

Assim, é possível dar apoio para que, com consciência e uma dose de realidade, se encontre a direção que levará a pessoa para onde almeja (seja na vida privada, profissional ou projeto de carreira). Esta metodologia de ação tem, em seu bojo, o comprometimento com o resultado, mas, sobretudo, com o ser humano.

 

É um processo excelente para o mundo corporativo, pois estimula os profissionais a se relacionarem melhor. Coaching identifica comportamentos, formas eficazes de comunicação e tudo o que favorece a construção de um ambiente organizacional produtivo, dinâmico e mais seguro.

 

Pela Revista Fortune, entre as empresas que aplicam a metodologia do Coaching, 77% desenvolvem melhor relacionamento de trabalho com subordinados, 71% obtêm melhor relacionamento com chefe, 63% aumentam o nível de satisfação com o trabalho, 44% adquirem um aumento de comprometimento dos colaboradores.

 

Coaching, por exemplo, para varejo de loja são atividades, procedimentos e relações interpessoais no ambiente da loja, de modo a:

 

• Repensar a sua empresa, analisando a trajetória feita até então;
• Identificar os pontos fortes e acertos, de modo a mantê-los e até intensificá-los;
• Localizar os pontos fracos, os erros e suas causas, de modo a erradicá-los através de um
tratamento adequado para cada questão;
• Proceder a um estudo do momento atual e dos direcionamentos para estabilidade e   crescimento.