A habilidade de convencer alguém é, sem dúvida, um desafio para o vendedor que não acredita em si mesmo, no produto, na marca ou na sua empresa em que trabalha. Ele precisa primeiro convencer a si próprio, vender para si mesmo as idéias, crenças, produtos e serviços que ele representa. Ele deve ser o seu consumidor cidadão número 1.
Só é possível ajudar alguém a decidir sobre algo quando se crê neste algo. Convencer significa tirar a dúvida, dar segurança, estabelecer relação de confiança. Estes são os itens relevantes no comportamento dos profissionais de vendas que devem ser constantemente desenvolvidos através da instrução e educação continuada.
Vendedor não nasce feito. É preciso aprender a vender, se preparar para transmitir a segurança necessária ao cliente. É preciso ser rápido neste aprendizado constante para aumentar as chances de venda já que novas informações chegam diariamente ao consumidor. É no ponto de venda que o contato pessoal acontece. Esta é uma oportunidade única de ter o cliente conosco, longe do concorrente, ajudando-o a decidir a favor do nosso produto e/ou serviço.
Venderá quem souber o que falar sobre o produto e a marca.
Venderá quem souber a hora de ouvir e de falar com o cliente.
Venderá quem souber como falar.
Venderá quem souber o que é satisfação total para o cliente.
Venderá quem souber e tiver segurança no que fala sobre o produto e a marca.
Lembre-se que você não vende só o carro: você vende status, conforto, segurança, comodidade. Você vende aquilo que o seu cliente captou através de você, do seu entusiasmo.
Conheça:
1) As ideias da sua empresa;
2) Toda a linha de produtos;
3) O perfil do seu cliente potencial;
4) As características e composição dos produtos;
5) Os benefícios e vantagens dos produtos;
6) Os hábitos de compra do seu cliente;
7) Os direitos e deveres mútuos do Código de Defesa do Consumidor;
8) Técnicas de Vendas e Contorno de Objeções;
9) Técnicas de Atendimento e de Tratamento ao Cliente.
Gere um clima de confiança! Se o cliente não acreditar em você, você se tornará absolutamente dispensável ao negócio.