Dicas de sucesso para o Dia das Mães

As datas especiais, como o Dia das Mães, costumam criam muita expectativa em todos nós. Para os lojistas, a de aumento de faturamento. Para os vendedores, a chance de maior comissão. Para os consumidores, a hora de melhorar o relacionamento ao agradar e homenagear as mães.

 

É uma data que traz em seu bojo a possibilidade de retribuir o afeto por aquela pessoa tão marcante na história de vida de cada um. Um grande dia para registrar mais uma vez a importância desta relação afetiva. Portanto, é uma data recheada de conteúdo emocional, fator que as equipes de atendimento e devem prestar atenção e explorar nos argumentos de venda.

 

Quem são as mães de hoje? Responder a esta pergunta significa pesquisar o perfil das mulheres que são mães ou que exercem a figura materna para alguém. Podem ser executivas, donas-de-casa, sogras, avós, tias, profissionais de qualquer área, jovens, idosas e até mesmo adolescentes. Não esqueçamos também dos homens que, por alguma circunstância, estão exercendo o papel doméstico de cuidar dos filhos e da casa. Por que não presenteá-los também?

 

Imprescindível saber abordar, identificar e explorar todos estes perfis potenciais: para quem é o produto ou serviço? Quem vai receber o presente? Quem será homenageado? Como quer que esta pessoa se sinta? Saber explorar a diversidade atual do papel de “mãe” é abrir chances de mais e melhores negócios, trazer ao cliente a lembrança de todas as pessoas que pode se homenagear neste dia e, assim, aumentar o número de peças por atendimento, além do valor do tíquete médio.

 

Faz parte do planejamento do varejista preparar, estudar e expor o estoque de forma atraente, além de preparar produtos para diferentes bolsos e gostos, visto que o consumidor brasileiro cresceu numericamente em poder de compra com a inserção das classes C e D.

 

As equipes devem aproveitar para traçar estratégias de vendas para melhorar o resultado por atendimento, lembrando que a sondagem é o grande guia do vendedor na busca da concretização de negócios de qualidade. São as excelentes e poderosas perguntas que identificam necessidades e possibilidades de vendas. É crucial saber fazê-las com maestria, inteligência e simpatia.

 

O diálogo entre lojista e equipe é fundamental nas datas especiais. Os treinamentos farão com que todos se sintam motivados, confiantes, com conhecimento do que fazer na hora de aproveitar uma data tão significativa para o fortalecimento do ponto-de-venda e para o crescimento do varejo em geral.

 

Marcia Toscano

Consultora, Coach e Palestrante.

Socióloga, pós-graduada pela Pontifícia Universidade Católica, com curso de extensão na  Escola Superior de Propaganda e Marketing, titulada pela SBC  e pelo IBC em Personal e Professional Coaching, Eneagrama e Comportamento Humano pelo IBE; Dinâmicas de Grupo pela CrerSerMais.

Atua como Coach junto a líderes do Varejo, Pesquisa e Diagnostico de Clima Organizacional, Desenvolvimento de Lideranças e Equipes, Avaliação de Perfis Profissionais, Seleção, Treinamentos Comportamentais, Comunicação e Vendas. 

 

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