Para uma ação comercial de sucesso, o profissional deve desenvolver pelo menos três
habilidades: falar, ouvir e responder. Por serem básicas, parecem óbvias e, portanto, difíceis de
serem realizadas com qualidade.
Para um bom diálogo com o cliente, é preciso pronunciar bem as palavras de cada frase
evitando gírias (ex.: Oi, cara! Tudo em cima?), expressões repetitivas (Né? Sabe? Tá?),
tratamento íntimo (Querido! Meu amor! Benzinho!), expressões dúbias (Pode ser. Talvez…),
expressões condicionais (Poderia. Gostaria. Se…), e palavras negativas (Tem um problema. É
difícil. Tem gasto, prejuízo, atraso. Impossível).
Sempre que possível deve-se utilizar frases no presente (Eu posso. Eu quero. Eu desejo),
expressões de confiança (Tenho certeza. Acredito que. Sei que. Posso afirmar que. Melhor
fazer) e palavras positivas (Aprimorar, solucionar, crescer, desenvolver).
Para ouvir corretamente, não se interrompe o cliente para poder entender o que ele está
dizendo. É aconselhável manter o olhar na pessoa que está falando.
Responder prontamente é uma boa forma de mostrar ao cliente de que o ouviu e entendeu.
Boas Maneiras
Profissionais que trabalham em contato com clientes devem lembrar-se que a aparência
pessoal é importantíssima. Ser elegante não é usar roupa nova ou na moda. É ser educado,
simples, natural, dinâmico e atualizado com o que acontece à sua volta.
Ser discreto é um caminho seguro tanto no se vestir. Para não depreciar a aparência, as
mulheres devem abolir exagero de maquiagem, perfume, bijuterias, e salto alto. Jamais deixar
o cabelo caindo no rosto.
Roupas e uniforme servem para realçar quem está dentro e devem estar conservados, limpos
e passados. Cuidar da higiene pessoal (dentes, cabelos, sudorese) deve se estender a hábitos
de não comer, fumar ou beber álcool no ambiente da negociação.
Manter a boa aparência está ligado à imagem da empresa e aos produtos que o profissional
representa. Adequar-se às situações, conforme o perfil e característica dos clientes dará a
certeza de se estar diante de um excelente prestador de serviços em qualquer segmento de
mercado.
Mantenha a sua imagem em alta!