MANTENHA A SUA IMAGEM E A IMAGEM DA SUA EMPRESA EM ALTA

Para uma ação comercial de sucesso, o profissional deve desenvolver pelo menos três

habilidades: falar, ouvir e responder. Por serem básicas, parecem óbvias e, portanto, difíceis de

serem realizadas com qualidade.

 

Para um bom diálogo com o cliente, é preciso pronunciar bem as palavras de cada frase

evitando gírias (ex.: Oi, cara! Tudo em cima?), expressões repetitivas (Né? Sabe? Tá?),

tratamento íntimo (Querido! Meu amor! Benzinho!), expressões dúbias (Pode ser. Talvez…),

expressões condicionais (Poderia. Gostaria. Se…), e palavras negativas (Tem um problema. É

difícil. Tem gasto, prejuízo, atraso. Impossível).

 

Sempre que possível deve-se utilizar frases no presente (Eu posso. Eu quero. Eu desejo),

expressões de confiança (Tenho certeza. Acredito que. Sei que. Posso afirmar que. Melhor

fazer) e palavras positivas (Aprimorar, solucionar, crescer, desenvolver).

 

Para ouvir corretamente, não se interrompe o cliente para poder entender o que ele está

dizendo. É aconselhável manter o olhar na pessoa que está falando.

 

Responder prontamente é uma boa forma de mostrar ao cliente de que o ouviu e entendeu.

 

Boas Maneiras

 
Profissionais que trabalham em contato com clientes devem lembrar-se que a aparência

pessoal é importantíssima. Ser elegante não é usar roupa nova ou na moda. É ser educado,

simples, natural, dinâmico e atualizado com o que acontece à sua volta.

 
Ser discreto é um caminho seguro tanto no se vestir. Para não depreciar a aparência, as

mulheres devem abolir exagero de maquiagem, perfume, bijuterias, e salto alto. Jamais deixar

o cabelo caindo no rosto.

 

Roupas e uniforme servem para realçar quem está dentro e devem estar conservados, limpos

e passados. Cuidar da higiene pessoal (dentes, cabelos, sudorese) deve se estender a hábitos

de não comer, fumar ou beber álcool no ambiente da negociação.

 

Manter a boa aparência está ligado à imagem da empresa e aos produtos que o profissional

representa. Adequar-se às situações, conforme o perfil e característica dos clientes dará a

certeza de se estar diante de um excelente prestador de serviços em qualquer segmento de

mercado.

 

Mantenha a sua imagem em alta!

 

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