O QUE AGRADA O CLIENTE

Quem trabalha com comportamento humano e está exercendo sua profissão dentro do varejo tem que estar muito afinado com as tendências do setor.

 

Recursos humanos que não entendem do negócio a que estão vinculados não funcionam. Isto vale também para os outros envolvidos: proprietário, dirigentes, quadro de funcionários e/ou prestadores de serviços.

 

Por tudo que este programa tem discutido, você que nos tem acompanhado já deve ter se inteirado da conclusão que grandes pesquisas de marketing chegaram quanto a um comportamento do cliente:

 

“é na loja que o consumidor toma a decisão de compra”.

No Brasil, esta decisão de compra dentro do ponto de venda chega a 85% de casos, índice mais alto que o de outros países. Nos Estados Unidos, por exemplo, o índice é 70%.

 

Isto nos leva a uma pergunta:

 

Você sabe o que mais agrada aos clientes em sua loja?

 

Tem se falado muito sobre o varejo despertar boas emoções através dos nossos órgãos dos sentidos: coisas positivas, lembranças e memórias agradáveis em nossa vida.

 

É preciso se antecipar à necessidade do cliente. Ele tem que sair da sua loja com a sensação de ter sido bem assessorado dentro do seu universo de necessidade.

 

Então, o que mais está agradando o seu cliente? Os preços? Os produtos? As marcas? O atendimento prestado pela equipe? A arquitetura? A decoração? O cheiro? O som?

Reveja cada um destes pontos porque, para vender no varejo de hoje, temos que envolver o consumidor numa atmosfera de encantamento.

 

Você não precisa gastar dinheiro para observar e analisar o que na sua loja mais agrada os clientes, o quê está fazendo com que eles permaneçam mais tempo dentro dela.

 

Lembre-se que sociólogos, marketólogos e pesquisadores do comportamento de compra batem sempre numa tecla: os consumidores estão segmentados por necessidades específicas e distintas.

 

É preciso que você faça da sua loja uma fonte constante de pesquisa do perfil do seu público consumidor: que idade ele tem? Que sexo? Qual classe social? Algo mudou?

 

Os meios de comunicação têm alertado para a mudança de alguns padrões e conceitos culturais ou sociais. Até brincam conosco através de mensagens como “Está na hora de você rever os seus conceitos!”

 

Acrescente na sua pesquisa: que geração de filhos está influindo no consumo da sua loja? De que tipo de organização familiar eles são oriundos?

 

Esta atitude de investigação vai trazer maior conhecimento e ajudá-lo a buscar as soluções e recursos para atrair e aproximar da sua loja seus potenciais e efetivos clientes. Isto também vai auxiliar sua equipe de vendas. Ela não pode ter uma postura inepta, que deixa muitas vezes o cliente falando sozinho por achar que ele não vai comprar, que está “só olhando”, que não tem dinheiro, que não entende a proposta do produto, ou que não tem gosto apurado nem cultura para desejar comprá-lo.

 

Por todos estes fatores, temos que envolver e atualizar nossas equipes de vendas.

 

Elas têm que saber para quem estão vendendo e o que mais agrada este cliente dentro da loja para poder explorar melhor o potencial de venda do negócio.

 

Temos que nos aproximar cada vez mais de quem sempre tem suas razões: o nosso cliente.

 

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