Reflexão sobre o Dia do Trabalho

O trabalho é uma atividade humana por excelência. É através dele que o homem resolve seus problemas, transforma o mundo, produz sua sobrevivência, supera as condições hostis do meio ambiente e dá sentido à sua vida. Diante dos desafios que a vida e o mundo impõem, por meio da importância do trabalho, o homem responde com suas invenções, descobertas, técnicas, idéias, soluções e experiência de relacionamento com outros homens.

 

Por isso, é preciso entender o trabalho como uma riqueza especial na nossa existência porque ele é mais do que fazer um serviço para obter remuneração em dinheiro. É algo além: é tudo o que fazemos com nossa vida, é qualquer coisa à qual nos dedicamos com energia, é o empenho positivo para conquistar alguma coisa.

 

Para entender o quando isto é verdade, veja o que aconteceu na seguinte história: Um pedreiro avisou seu chefe que iria se aposentar. Seu chefe, entristecido pela notícia, lhe fez um último pedido: “Preciso que você construa uma casa”. O pedreiro não viu outra saída e, então, com muito desânimo, começou a obra. Com pressa de terminar, fez o alicerce sem muita estrutura. Levantou as paredes com o primeiro material que achou e, com má vontade, trabalhou todos os dias.

 

Apesar de tudo, a casa ficou pronta. O pedreiro, aliviado por se ver livre de seu compromisso, procurou imediatamente seu chefe, avisando-lhe que havia terminado o serviço. Devido à aparência e à estrutura, a casa foi pouco valorizada. Assim mesmo, segurando as chaves da casa na mão seu chefe lhe disse: “Meu querido colaborador, agradeço a sua dedicação durante estes anos e, como prova da minha gratidão, esta casa que você acabou de construir é um presente meu para você e sua família”.

 

O pedreiro ficou surpreso e, ao mesmo tempo, desapontado porque se soubesse que aquela casa seria sua, teria a feito com capricho e prazer. E assim é. Na verdade, somos os pedreiros da nossa própria vida e, muitas vezes, absorvidos pelo cotidiano, perdemos a admiração e a gratidão por ela, e não fazemos o melhor possível. Em algum momento, descobrimos que precisamos morar na casa que construímos e, nem sempre, temos naquilo que construímos.

 

Todo caminho tem pedras e obstáculos. Com tanta competitividade e insegurança, é preciso aproveitar as oportunidades com o coração aberto e com atitudes mais positivas porque, trabalhar é a capacidade de produzir: é colocar o talento primeiro a favor de si mesmo e, depois, para os outros, para a empresa, para o mercado. Lembre-se sempre: o trabalho dá brilho à vida. Por isto, devemos fazê-lo bem, de tal forma que possamos nos orgulhar do que fazemos e da pessoa que somos.

 

Voltar