TREINAMENTO – A CHAVE PARA AUMENTAR A INTELIGÊNCIA DO VAREJO

A alta rotatividade de funcionários e a dificuldade em ver resultados práticos são os argumentos mais usados pelos lojistas para explicarem o baixo investimento no treinamento de suas equipes.

 

Realmente, o progresso não acontece da noite para o dia, até porque o ser humano fixa mais o que fala e faz, na seguinte proporção: 10% do que lê, 20% do que ouve, 30% do que vê, 50% do que ouve e vê, 70% do que fala e 90% do que faz. No caso da participação em um Treinamento, será fazendo aquilo que viu e ouviu (e sendo corrigido diariamente), que o funcionário internalizará os conceitos e comportamentos novos.

 

Tudo que um funcionário sabe é resultado de seu aprendizado nos estudos, nas experiências de vida e no trabalho. Treinamentos fazem parte do saber de uma equipe qualificada porque desenvolvem o raciocínio do profissional para que ele saiba o que precisa para seu desenvolvimento e motivação. São uma ótima oportunidade para a empresa informar seus objetivos e metas a serem conquistadas.

 

Digo sempre em meus cursos: treinar faz parte das responsabilidades do líder porque é ele quem deve transmitir um profundo conhecimento sobre o seu negócio, abraçar o compromisso de divulgá-lo, avaliar e acompanhar a evolução da sua equipe. Manter o interesse da equipe na empresa é possível através de Treinamentos que propiciem a sua superação, remunerem com base em seus progressos, conquista de metas e reais oportunidades de promoção.

 

Através de pequenas melhorias e recompensas, um programa de Treinamento se torna um fator de motivação, principalmente quando o lojista emprega pessoas com pouca oportunidade de estudar. Mas treinar é mais do que convidar para assistir uma palestra: é acompanhar e avaliar o desempenho dos profissionais para que pratiquem o que aprenderam durante as atividades, buscando o comprometimento e o autodesenvolvimento. É dando continuidade e manutenção que as novas posturas não acabarão sendo tragadas pelos hábitos enraizados do dia-a-dia.

 

Quem quer vender tem que realizar um trabalho excepcional, correr atrás das tendências, inovar, planejar ações, ser criativo, e treinar, envolver e atualizar muito as suas equipes. Ter uma postura inepta não é uma opção.

 

É premente que lojistas e mão-de-obra se aproximem e considerem as oportunidades de trabalho no varejo como profissão. É fundamental ambos estarem determinados a serem bem-sucedidos e, por isto, o Treinamento depende também, do querer das pessoas, da vontade de aumentar suas chances profissionais.

 

Sem estas condições o Treinamento não funciona.

 

É função da empresa investir na aprendizagem e oferecer espaço para a equipe utilizar o que aprendeu, assim como disseminar o conhecimento a todos.

 

Esta é a chave para que benefícios do Treinamento tenham vida longa e aumentem a capacidade necessária para os novos desafios na conquista do cliente, diminuam a rotatividade porque os funcionários estarão satisfeitos e positivos na conquista de resultados verdadeiros.

 

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